segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Pessoas anjo

Dia desses no metrô (Copacabana - Largo do Machado), sentei ao lado de um senhor de cabelos brancos que me olhou nos olhos e abriu um sorriso generoso.
Retribui o sorriso e sentei guardando meu celular na bolsa. Acho que aquele era o sinal que ele esperava.
Passados segundos, ouço a voz daquele senhor de semblante calmo e alegre.
Voz tranquila... de gente vivida...

"menina, você sabe o que é felicidade?"

Olhei num impulso de surpresa.
A menina era eu!
Baixei a cabeça com um pequeno sorriso, pensando que poderia responder que ele já tinha me feito feliz com o "menina", mas não falei. Virei novamente para ele e seus olhos continuavam sorrindo para mim.
Respondi, também sorrindo, que sempre estou disposta a ouvir novas teorias.
Nem sei se ele chegou a escutar minhas palavras e foi dizendo mais ou menos assim...

"felicidade é ser quem se é
sem medo do que o outro possa enxergar de você..."

Breve pausa...

"... e não é papo de comunista, poeta e muito menos louco.
é papo de quem já viveu muito e encontrou a felicidade assim, meio sem querer, sabe?
Já fui triste um dia...
Depois entendi... Não era eu."

Olhei nos olhos dele e ainda surpresa, falei. "Obrigada! O senhor sabe das coisas!"

Ele me olhou novamente sorrindo e completou.

"Todo mundo busca a felicidade, mas poucos continuam íntegros nessa busca. E aí, uns caem na armadilha do destino e afastam-se dela, sem nem chegar a conquistá-la de fato. Mas dizem-se felizes.
Hoje acordei pensando nisso, e uma menina linda e inteligente como vc, vai saber o que eu digo.
Essa é minha estação. Boa tarde e felicidade pra vc menina!"

Acenei com a cabeça e ele virou com pressa... Fiquei perplexa!
Por um segundo fechei meus olhos pra tentar entender aquele homem.
Olhei para o lado e o vagão estava prestes a fechar as portas... na minha estação! Levantei afoita, tentei correr sem sucesso... Saltei na estação seguinte e andei de volta pra casa pensando na simplicidade daquele relato... E naquele senhor generoso que me olhou, me elogiou e me ensinou em poucos minutos como é simples ser feliz!
Pensei em anjos... Como não acreditar em anjos? 
Como não amar meu anjo da guarda que vira poeta na boca de outro, só pra me fazer voltar ao foco...

Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário